No comments yet

SOMOS TODOS REFUGIADOS

Estamos testemunhando atônitos, o maior movimento de refugiados dos últimos tempos, milhares de famílias deixando o Oriente Médio e África e fugindo para a Europa. Quais sentimentos e opiniões esse evento causa em você? Vamos nos entristecer? Vamos politizar o problema? Ou nos lamentar e fazer uma oração? Essa crise humana pode ter algo a mais a nos dizer ou ensinar? Pois bem, a situação dos milhares de refugiados é para mim, uma pregação viva e urgente ao meu coração, e dois aspectos ressaltam aos meus olhos:

Primeiro, o drama desses refugiados faz com que eu me lembre que somos todos refugiados! Refúgio é o que você procura quando perde a segurança, quando o medo e o pavor assombram sua vida, quando sua vida está em risco. O Livro dos Salmos apresenta o Senhor Deus como lugar de refúgio por mais de vinte vezes e considera bem-aventurados aqueles que nEle se refugiam (Sl 2.12). Todos precisamos desse refúgio, somos um povo sem segurança, sem paz, que vive o seu próprio medo. Nossas vidas escoam pelo ralo do tempo e não há o que fazer, ou a quem pedir socorro, senão buscarmos o eterno e seguro refúgio que o Senhor nos concede na graça de Jesus Cristo!!! Somos todos refugiados, no fim das contas, sem nenhuma diferença.

Segundo aspecto importante, é que esse evento é um desconfortável desafio à Igreja de Cristo. O que temos a ver com esse povo? O que temos a ver com a Europa? Jesus afirma que a Igreja é o farol que indica e oferece o refúgio para o aflito. Ser luz do mundo não é algo simples… Ser cristão é algo tão diferente desse exército de lâmpadas apagadas que buscam um fogo estranho, e se levantam em nome de sua própria vontade, e declaram o nome de um Jesus que eles não conhecem, por que não conhecem sua vontade. Somos todos refugiados!

Como refugiados que encontraram abrigo e proteção no Senhor podem viver sem dizer para aqueles que ainda não acharam qual é o caminho? Como os salvos podem viver sem compartilhar um espaço no seu barco? Como o nosso conforto pode ser preferível à vida dos que se perdem? O que podemos fazer? Pensem…  Somos todos refugiados!!!

Rev. LG

Post a comment