O conceito Reformado de “Palavra de Deus” é mais amplo do que aquele geralmente compreendido pela expressão. Ele inclui: A Palavra Escrita: BIBLIA; A Palavra Encarnada: CRISTO; A Palavra Simbolizada: SACRAMENTOS; A Palavra Proclamada: PREGAÇÃO. Esse é o significado conceito que Teologia Reformada chama de VOX DEI. A Pregação da Palavra de Deus. É a própria Voz de Deus.
Os Puritanos viam a Pregação como uma EPIFANIA DE CRISTO, ou seja, a personificação do próprio Cristo. Para eles a pregação da Palavra tornou-se um “Sacramento Verbal”. John Owen escreveu: Ó gálatas insensatos! Quem vos fascinou a vós outros, ante cujos olhos foi Jesus Cristo exposto como crucificado? Quero apenas saber isto de vós: recebestes o Espírito pelas obras da lei ou pela pregação da fé? A pregação é A MARCA ESSENCIAL DA IGREJA VERDADEIRA, porquanto Cristo fala e se faz presente na pregação, governando e ensinando a igreja.
A fé reformada é unânime em considerar que a PREGAÇÃO DA PALAVRA é uma das
marcas verdadeiras da igreja. Existem três marcas distintivas da Igreja Verdadeira: A FIEL PREGAÇÃO, A MINISTRAÇÃO DOS SACRAMENTOS, O EXERCÍCIO DA DISCIPLINA. “Podemos dizer que a única marca distintiva da verdadeira igreja é a pura pregação da Palavra de Deus. Onde a Palavra de Deus é pregada e ouvida, aí está a igreja de Deus. Onde esta Palavra NÃO é pregada, aí a igreja NÃO está. E ONDE A Palavra é adulterada, a igreja deve arrepender-se ou morrerá.”
Herman Hoeksema