No comments yet

O DESCOBRIMENTO DO BRASIL

Dia 22 de abril de 1500, os portugueses descobriram o    Brasil. Como é que se descobre uma terra com moradores, com uma política social sustentável implantada? Sim, uma política primitiva, mas sustentável! Em dias de pragmatismo e modismos, o primitivo ou o original não tem mais valor. Como é que se chega em um lugar e se diz para os seus moradores: “gente, desculpa… Nós achamos essa terra e agora é nossa.”? Não foi mais ou menos isso?

Depois da Carta de Pero Vaz de Caminha, a notícia da boa terra se espalhou, e aí perdemos a originalidade, a sustentabilidade e o equilíbrio. Nos transformamos em uma Colônia extrativista, escravizada, usurpada e iludida. Nos deram, ao logo da história, alguns enfeites e adornos, chamados de Independência, Lei Áurea, República, Democracia e outros, que simplesmente maquiam e distraem essa pobre Colônia que  agora é de todos!

Muito bem, fico olhando pasmo para o cenário da colônia atual, e a despeito de tantas mudanças, parece tudo igual! E me dou conta de que o que acontece é uma repetição clássica do Édem. Quando o pecado invadiu a originalidade que Deus Criou para o homem, tomou posse e destruiu a sustentabilidade e o equilíbrio de tudo. Tanto o homem como a natureza aguardam a redenção de Deus em Cristo Jesus (Rm 8.18-23).

Por essa razão, eu creio que depois de Cabral muitos já   descobriram o Brasil e ainda outros vão tentar descobrir e    mudar do seu jeito, com suas novas verdades, como se donos dessa Colônia fossem. “Mas para a terra que estava aflita não haverá escuridão… O povo que andava em trevas viu uma luz; e sobre os que habitavam na terra de profunda escuridão    resplandeceu a luz…Porque tu quebraste o jugo da sua carga e o bordão do seu ombro, que é o cetro do seu opressor… Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o governo estará sobre os seus ombros, e o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade e Príncipe da Paz.”

Sem Jesus, não passamos de uma Colônia Tenebrosa. Não confie na iluminação artificial e nem na decoração confortável que talvez o pecado tenha construído em sua vida e te aprisionado nela. Nossa única e verdadeira esperança está no Senhor! Pense nisso!!!

Rev. LG

 

Post a comment