No comments yet

O Cleptomaníaco e o Perverso – Uma metáfora do pecado na vida humana

Furtar é crime previsto na Lei na forma do art. 155. A Palavra de Deus também possui uma determinação contrária a essa prática em Ex 20.15 : “Não furtarás”. Quem furta e quem rouba é ladrão!

Será que todos os ladrões são da mesma natureza? A psiquiatria apresenta uma psicopatologia chamada CLEPTOMANIA (Transtorno de controle de impulsos que resulta num impulso irresistível de roubar). Uma das características do portador é que ele rouba independente do valor e se envergonha pelo ato. Muitas vezes até devolve o objeto roubado, uma vez que não deseja lucro. Entretanto, o tipo comum de ladrão rouba pela desqualificação de seu caráter. Deseja roubar o que tem lucro fácil e a única tristeza que seus atos podem lhe conferir é ser descoberto e interrompido por penas prevista na Lei. Esse podemos chamar de PERVERSO.

Temos nesses dois exemplos uma excelente metáfora dos efeitos do pecado no homem. A Teologia Reformada nos ensina que o Pecado Original, afeta toda a humanidade. Paulo diz: “todos pecaram e destituídos estão da Glória de Deus” (Rm 3.23), mas a graça de Jesus muda o pecador e no versículo seguinte o apóstolo afirma: “Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.” A Justificação impede o homem de pecar? NÃO! Mas muda substancialmente nossa relação com o pecado. Davi, no Sl 32.4, diz que sentia a mão do Senhor pesar sobre ele. O perverso não sente isso. É guiado por sua própria mão. Paulo, em Rm 7.20, diz que o pecado o leva a fazer o que ele não quer. O perverso faz o que quer. Paulo diz que em seu interior há prazer na Lei do Senhor. O perverso tem no seu íntimo desejo pelo pecado ainda que em seu exterior haja uma declaração religiosa como forma de piedade. De volta ao Sl 32, Davi confessa seu pecado, chora e se arrepende diante de Deus. O perverso até lamenta o constrangimento, mas sua tristeza é pela descoberta.

Como CLEPTOMANÍACOS sabemos que precisamos de tratamento e buscamos a Graça e a Palavra que controlam nossos impulsos e nos ajudam a lidar com o pecado que nos assedia. Fazemos isso olhando firmemente para Jesus (Hb 12.1,2). Corramos para o prêmio da soberana vocação. Enquanto não alcançamos a cura definitiva para nosso transtorno, que possamos nos submeter ao tratamento gracioso do Espírito Santo através da Palavra de Deus. Que o Senhor nos livre da PERVERSIDADE e do homem perverso que insiste em morar em nós, nos dando um coração como o de Davi no Salmo 32.

Deus te abençoe e tenha uma boa semana!!!

Rev. LG

Post a comment