Conheço tuas obras… tens nome de vivo e estás morto! Ap 3.1-6
A história da igreja de Sardes pode ser melhor compreendida através da história da própria cidade. Sardes era uma cidade muito rica. Magnífica. Era situada no topo de um monte e superfortificada. Nunca fora destruída em um confronto direto com o inimigo. Porém, sua autoconfiança foi a razão de sua destruição. Sardes não deu importância à vigilância. Em 529 a.C., Ciro invadiu a cidade por um buraco na muralha. Por isso a igreja entende quando Jesus diz: sê vigilante (v.2).
Após muitos anos esta cidade foi reconstruída pelo famoso Imperador grego Alexandre o Grande. Este helenizou a cidade e colocou a deusa Cibele (cuja habilidade era ressuscitar mortos) como padroeira da cidade. Por isso a igreja entende quando Jesus diz: tens nome de quem vive e estás morto (v.1).
Anos depois Sardes foi totalmente destruída por um terremoto. Depois de Cristo, sob o domínio do Império Romano, foi novamente reconstruída pelo Imperador Tibérius e a cidade e a igreja se amoldaram aos padrões de Roma. JESUS dá duas opções para sua igreja: AVIVAMENTO ou SEPULTAMENTO. Vejamos três razões por que Jesus recomenda para sua igreja um avivamento:
1- Existiam membros na igreja que não eram convertidos. Estavam mortos v.1
- Estavam na igreja, tinham fama de crentes, mas estavam como um defunto dentro de um belo caixão cercado de flores… mas mortos;
- Tinham fama diante das pessoas, mas estavam mortos diante de Deus.
2- Existiam membros na igreja que estavam em fase terminal v.2
- Muitos estavam mortos e havia ainda alguns que estavam para morrer. Em um último lampejo de vida;
- O grande problema da igreja em Sardes era o mundanismo;
- A igreja vai abrindo as suas portas para o mundo e o pecado vai entrando, adoecendo e matando.
3- A referência espiritual na igreja era pequena v.4
- O testemunho mais marcante da igreja era dado por quem não era íntegro diante de Deus;
- A igreja amoldada ao mundo deixa de lutar contra o mundo e, consequentemente, deixa de servir ao Reino.
CONCLUSÃO: Jesus vê o vencedor mesmo quando ele acha que está sozinho. Ele apresenta três propostas no verso 3 para um avivamento: LEMBRA-TE; GUARDA-O; AREEPENDA-TE.
REV. LG