No comments yet

  CARTA À IGREJA EM SARDES

 

Conheço tuas obras… tens nome de vivo e estás morto! Ap 3.1-6

 

A história da igreja de Sardes pode ser melhor compreendida através da história da própria cidade. Sardes era uma cidade muito rica. Magnífica. Era situada no topo de um monte e superfortificada. Nunca fora destruída em um confronto direto com o inimigo. Porém, sua autoconfiança foi a razão de sua destruição. Sardes não deu importância à vigilância. Em 529 a.C., Ciro invadiu a cidade por um buraco na muralha. Por isso a igreja entende quando Jesus diz: sê vigilante (v.2).

Após muitos anos esta cidade foi reconstruída pelo famoso Imperador grego Alexandre o Grande. Este helenizou a cidade e colocou a deusa Cibele (cuja habilidade era ressuscitar mortos) como padroeira da cidade. Por isso a igreja entende quando Jesus diz: tens nome de quem vive e estás morto (v.1).

Anos depois Sardes foi totalmente destruída por um terremoto. Depois de Cristo, sob o domínio do Império Romano, foi novamente reconstruída pelo Imperador Tibérius e a cidade e a igreja se amoldaram aos padrões de Roma. JESUS dá duas opções para sua igreja: AVIVAMENTO ou SEPULTAMENTO. Vejamos três razões por que Jesus recomenda para sua igreja um avivamento:

 

1- Existiam membros na igreja que não eram convertidos. Estavam mortos  v.1

  • Estavam na igreja, tinham fama de crentes, mas estavam como um defunto dentro de um belo caixão cercado de flores… mas mortos;
  • Tinham fama diante das pessoas, mas estavam mortos diante de Deus.

 

2- Existiam membros na igreja que estavam em fase terminal  v.2

  • Muitos estavam mortos e havia ainda alguns que estavam para morrer. Em um último lampejo de vida;
  • O grande problema da igreja em Sardes era o mundanismo;
  • A igreja vai abrindo as suas portas para o mundo e o pecado vai entrando, adoecendo e matando.

 

3- A referência espiritual na igreja era pequena  v.4

  • O testemunho mais marcante da igreja era dado por quem não era íntegro diante de Deus;
  • A igreja amoldada ao mundo deixa de lutar contra o mundo e, consequentemente, deixa de servir ao Reino.

 

CONCLUSÃO: Jesus vê o vencedor mesmo quando ele acha que está sozinho. Ele apresenta três propostas no verso 3 para um avivamento: LEMBRA-TE; GUARDA-O; AREEPENDA-TE.

REV. LG

 

Post a comment