No comments yet

A centralidade de Cristo entre as culturas desse mundo

O Evangelho de João começa com a seguinte afirmação: “No Princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.” João, inspirado pelo Santo Espírito, nos ensina uma lição preciosa. Em apenas uma frase ele consegue aproximar dois universos distintos e conflitantes. A expressão “No Princípio” que em hebraico significa “Bereshit”, dá nome ao primeiro livro do Pentateuco, que chamamos de Gênesis. Para a cultura grega o princípio da sabedoria era o “Logos”, palavra grega traduzida como “Verbo”.

O apóstolo evangelista vivia em um contexto influenciado pela religião hebraica, da qual era oriundo, mas via o mundo se prostrando diante da nobre filosofia grega, maior e mais forte legado do Helenismo. Vivemos sob muitas influências, algumas boas e outras ruins. Buscamos ou fugimos dos estereótipos seculares e isso determina a natureza do nosso estilo de vida. João olha para o contexto em que ele vivia, considera a Religião Hebraica, considera a Filosofia Grega, mas converge tudo para pessoa de Jesus. Na verdade ele faz todas as influências se prostrarem diante do trono de Cristo.

Evidentemente, o evangelista tem por pressuposto afirmar a natureza eterna de Cristo (“Ele estava no Princípio com Deus” v.2) e anunciá-lo como a encarnação da “Sabedoria” de Deus (“E o Verbo se fez carne e habitou entre nós” v.14). Contudo, é relevante perceber que João toca em duas culturas dominantes em sua época e não é influenciado por elas, contudo as influencia profundamente.

Meu querido irmão, não sei quais são as suas influências hoje, mas te desafio em nome de Jesus a convergir tudo para a cruz e para a pessoa do nosso Senhor. Tenha a coragem de ter o seu caráter forjado pela doutrina de Cristo! Tenha a coragem de ser um crente de verdade! Tenha a coragem de mudar!
Que Deus abençoe sua vida, boa semana!!!!

 

Rev. Luiz Gustavo Castilho

Post a comment