No comments yet

119 ANOS! É BÊNÇÃO DEMAIS PARA ENTENDER!

 

“Tal conhecimento é maravilhoso demais para mim: é sobremodo elevado, não o posso atingir… Que preciosos para mim, ó Deus, são os teus pensamentos! E como é grande a soma deles! Se os contasse, excedem os grãos de areia; contaria, contaria, sem jamais chegar ao fim.”  Salmos 139.6;17,18

 

A IPCNF tem marcas que me impressionam. Acredito sinceramente que nenhum membro, em toda história dessa igreja consiga compreender o que significam esses 119 anos, NENHUM! A geração dos nossos fundadores estava tentando se adaptar ao novo sistema de governo que a pouco fora implantado (1889). Ainda tentavam entender o que era a tal República. Para eles Governo Militar era única experiência e única esperança, enquanto alguns ainda sentiam saudades de Dom Pedro II. Essa  geração não imaginava que as gerações vindouras – de seus filhos – orariam pelas guerras mundiais que aconteceriam. Alguns que morreram após a Primeira, não imaginavam que seus filhos iriam para a Segunda.

Depois vieram as gerações dos netos e bisnetos, que já estavam acostumados com a República e a Monarquia era uma coisa já esquecida. Governo Militar já era algo que dividia muitas opiniões. Agora, os assuntos eram outros: assuntos atuais. Nossos líderes tinham que lidar com temas de sua época. As irmãs mais avançadas querendo cortar cabelo e usar calças compridas (vê se pode uma coisa dessas!). Sem contar a influência de um americano bonitão e topetudo que estava cantando um tal de Rock in Roll. Meu Deus, o que seria das próximas gerações? (Certamente, se eles conhecessem Anitta, sentiriam saudade do Elvis… hummm, acabei de pensar em meus netos agora, coitadinhos. Será que vamos sentir saudades da Anitta? MARANATA!!!!).

Mas os raios de uma “Nova Era” surgiram. Nossos fundadores viraram nomes de classes da EBD e só eram conhecidos por suas fotos nas paredes. Os jovens viveram sua revolução, iam para o cinema Eldorado, usavam calças modernas com bocas de sino, ouviam Roberto Carlos (escondidos de seus pais, é claro). Mas certamente marcaram a época de uma mocidade forte para Cristo, que trouxe tempos maravilhosos para IPCNF. Essa mocidade se reuniu dias atrás e o mais jovem tinha 65 anos… foi lindo demais! Quanto já foi feito! Pensar as gerações de Levy Alt até Fernando Cabral; pensar que o jovem que ele evangelizou, discipulou em seu gabinete e batizou, hoje é o pastor da igreja… Quem pode entender esses 119 anos? Somente Deus! Isso traz algo tremendo ao meu coração: Essa história é somente dele. Passamos por ela e a marcamos, mas não somos ela! Essa é a história dele em nós.

Parabéns, amada igreja! Parabéns, irmãos, pela história de Deus que tem sido escrita em nós.

Rev. Luiz Gustavo Castilho

 

Post a comment