No comments yet

Igreja Presbiteriana de Nova Friburgo – Uma história de 120 anos

No dia 16 de maio, Nova Friburgo completou 200 anos de vida. São dois séculos de fundação. Podemos até afirmar que nossa cidade ainda é jovem, se comparada a outras. Ainda sim já percorremos um bom percurso. Penso que a Igreja Presbiteriana Central deva celebrar essa data com entusiasmo singular, pois, dos 200 anos dessa cidade, 120 contaram com a influência espiritual de nossa igreja. Fomos a primeira igreja evangélica para Nova Friburgo com a finalidade de pregar para Friburgo. Em 1824 chegaram os imigrantes alemães – e com eles o pastor luterano Friedrich Oswald Sauerbronn – que fundaram aqui a primeira igreja protestante da América Latina. entretanto, esse trabalho pioneiro e relevante dos luteranos não conseguiu transpor, no primeiro momento, duas barreiras que os afastavam da cidade: a hegemonia da cultura católica e o idioma. Os cultos somente em alemão restringiam a participação dos friburguenses, e a barreira do idioma era um outro problema para a argumentação a favor da presença protestante aqui, o que fortalecia a cultura “anti-protestante”.

Em 1892, chegam a Nova Friburgo, a fim de fundar o primeiro Seminário Protestante do Brasil, o pastor John Merril Kyle e o pastor John Rockwell Smith. O Seminário contou ainda com a docência do então pastor da igreja luterana, o pastor Johan Gaspar Meyer (que não era alemão nem luterano, mas suíço e de formação calvinista). O Seminário funcionou até 1896 quando se mudou para São Paulo. Mas o Rev. Kyle, reconhecendo a carência da cidade de uma igreja protestante para a comunidade, que influenciasse o pensamento e a cultura friburguense, resolveu fixar residência e organizar a primeira igreja evangélica voltada para Nova Friburgo. Embora John Merril Kyle fosse norte-americano, falava e escrevia português com rara habilidade (como observamos nas primeiras atas expostas em nosso memorial), o que possibilitou pregar e argumentar a relevância protestante de maneira eficaz na sociedade friburguense. Logo, pessoas-chave na sociedade, como o presidente da Câmara dos Vereadores Alberto Meyer, o jornalista e professor Menezes Wanderley e outros comerciantes e pessoas piedosas se uniram ao movimento que cresceu e se organizou em 1898 como Igreja Presbiteriana de Nova Friburgo, a primeira igreja para a cidade.

Nascemos com o propósito de ser para Nova Friburgo. Que o Senhor nos ajude a viver com esse propósito! Nossa visão é sermos relevantes para Friburgo e de Friburgo para toda região e onde mais Deus quiser. Parabéns à nossa igreja amada pelos seus 120 anos!!!

Rev. Luiz Gustavo Castilho

Post a comment