A criatividade dessa geração parece não ter fim. De repente meus amigos começaram aparecer velhinhos nas redes sociais. Até pensei que uma bomba radioativa tinha desencadeado o apocalipse do envelhecimento precoce. Nada disso, um aplicativo chamado FaceApp se tornou a mais nova atração. Ele pode deixar você mais velho, mais novo e até bonito. A possibilidade de ter uma ideia de como você será em sua velhice é sensacional e muito divertida! Quem não gostaria de se ver daqui a trinta ou quarenta anos? Qual efeito o tempo fará em nossas aparências? A moda pegou e os futuros velhinhos tomaram conta do pedaço.
Mas ver tanta gente nova com a cara velha me fez pensar em uma coisa: A vida é um aplicativo que também nos envelhece com ferramentas que não mudam apenas nossa aparência, mas nossa história, vigor, nossas realidades e expectativas. Contudo, diferente do FaceApp, a vida é um aplicativo que não pode desfazer as alterações. Aí eu me lembrei de Ec 12.1: “lembra-te do teu criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, antes que venham os anos dos quais dirás: Não tenho neles prazer…” Esse aplicativo chamado VIDA nos envelhecerá e não será tão divertido. Perderemos tantas coisas que é difícil elencar. Nos versos 2 ao 7 o autor compara o envelhecimento à deterioração de uma casa.
Ainda que hoje tenhamos muita qualidade de vida na terceira idade, a metáfora do texto continua apropriada. Quando o sábio nos diz para conhecer e consequentemente nos lembrar do Criador nos dias da mocidade, na verdade ele nos ensina a experimentar o melhor tesouro da vida enquanto somos fortes, pois se a força física for nosso maior tesouro, na velhice não teremos nada. Se Deus é nosso maior tesouro, quando envelhecermos, ainda que tenhamos perdido tudo, nosso bem mais precioso, alegria e esperança estarão intactas. Deus é o tesouro que não envelhece. Ele promete nos renovar por completo na volta de Seu Filho Amado e os maus dias serão apenas um momento antes de um eternidade imune à velhice.
Por isso, minha gente, vamos envelhecer com os aplicativos do céu. A Palavra, a oração os louvores e a comunhão com o Espírito e com todos os santos. Que o Senhor abençoe a todos nós, os novos que ficarão velhos, e os velhos que em Cristo ficarão novos.
Rev. Luiz Gustavo